Medicamentos anticoagulantes (afinadores do sangue)

Fundo Caixa Verde

Se você receber uma válvula cardíaca mecânica, o médico provavelmente prescreverá um medicamento anticoagulante (afinador do sangue) para impedir a formação de coágulos na nova válvula ou ao redor dela. O anticoagulante mais comum prescrito é a varfarina (Coumadin®).


Os anticoagulantes controlam a coagulação do sangue

O medicamento anticoagulante ajuda a controlar a velocidade de coagulação do sangue, impedindo a formação de coágulos no coração, nas artérias e nas veias. Os anticoagulantes também podem impedir o crescimento de coágulos existentes ou sua divisão e movimentação para órgãos importantes.

Exames de sangue com anticoagulantes

Depois que começar a tomar medicamentos anticoagulantes, você precisará fazer exames de sangue periodicamente para determinar se o medicamento está funcionando. Você irá a um laboratório mais ou menos uma vez por mês para realizar exames de tempo de coagulação e o médico usará os resultados do exame para determinar se deve mudar a dose do medicamento. Também existem kits para a realização dos exames em casa. A St. Jude Medical trabalha com a Philips Remote Cardiac Services e a HemoSense para fornecer serviços remotos para médicos e pacientes com válvulas cardíacas mecânicas. Para saber mais, acesse inrselftest.com ou hemosense.com.

Controle da dieta, outros medicamentos e vitaminas

Alguns medicamentos prescritos, medicamentos vendidos sem prescrição médica, alimentos e a ingestão de álcool podem afetar o funcionamento da varfarina. Desse modo, é importante que você converse com o médico sobre todos os seus medicamentos, suplementos vitamínicos e sua dieta. Talvez seja necessário fazer pequenas alterações.

Antes de passar por um procedimento médico ou odontológico, diga ao médico ou dentista que você tem um dispositivo implantado e está tomando varfarina. Você talvez precise fazer ajustes em curto prazo no medicamento anticoagulante antes de se submeter ao procedimento.

Sobre anticoagulantes - Mitos e verdades

Embora algumas pessoas temam os riscos dos anticoagulantes, a varfarina é um dos medicamentos mais prescritos nos EUA, com mais de 17,8 milhões de prescrições feitas por ano. 1 NewNovos medicamentos também estão sendo introduzidos. Uma porcentagem significativa de pacientes submetidos à cirurgia da válvula mitral também sofre de fibrilação atrial (AF), o que exige a prescrição de anticoagulantes.2 Felizmente, as válvulas cardíacas mecânicas da St. Jude Medical® têm sido estudadas há mais de 25 anos, e os estudos revelam poucas complicações relacionadas aos anticoagulantes.3,4

Segundo esses estudos, os anticoagulantes podem ser administrados com segurança para pacientes de todas as idades e funcionam bem em alguns pacientes mais velhos, sem aumentar o risco de hemorragia ou tromboembolia.5

As complicações relacionadas aos anticoagulantes podem diminuir ainda mais com os testes realizados pelo próprio paciente. Um estudo randomizado mostrou a diminuição da complicação com a administração feita pelo paciente da taxa normalizada internacional (INR) em comparação com os testes realizados na clínica.6 INR é um exame de sangue que mede o tempo de coagulação do sangue e o compara com uma média.

A St. Jude Medical defende a realização de exames pelo próprio paciente e trabalha com a Philips Remote Cardiac Services e a HemoSense para fornecer serviços remotos para médicos e pacientes com válvulas cardíacas mecânicas. Para saber mais, acesse inrselftest.com ou hemosense.com.

Coumadin® é uma marca registrada da Bristol-Myers Squibb Company

1Leading Prescriptions Dispensed-through all Channels. Chain Drug Review [série on-line]. 30 de agosto de 1999; 21(14):RX74. Disponível em TableBase (Responsive database Services, Inc.), Beachwood, OH. Acessado em maio de 2001.

2Benussi S, Pappone C, Nascimbene S, et al. A simple way to treat chronic atrial fibrillation during mitral valve surgery: the epicardial radiofrequency approach. Eur J Cardiothorac Surg. 2000; 17:524-529.

3Emery RW, Krogh CC, Arom KV, Emery AM, et al. The St. Jude Medical cardiac valve prosthesis: a 25-year experience with a single valve replacement. Ann Thorac Surg 2005:79:776-83.

4Ikonomidis JS, Kratz JM, Crumbley III JA, Stroud MR, et al. Twenty-year experience with the St. Jude Medical mechanical valve prosthesis. J Thorac Cardiovasc Surg 2003:126:2022-31.

5Masters RG, Semelhago LC, Pip AL, Keon WJ. Are older patients with mechanical heart valves at increased risk? Ann Thorac Surg. 1999;68:2169-2172.

6Koertke H, Koerfer R. International Normalized Ratio self-management after mechanical heart valve replacement: is an early start advantageous, Ann Thorac Surg. 2001;72:44-8.

ST. JUDE MEDICAL, o símbolo de nove quadrados e MORE CONTROL. LESS RISK. são marcas registradas e não registradas e marcas de serviço da St. Jude Medical, Inc. e das empresas relacionadas. ©2010 St. Jude Medical, Inc. Todos os direitos reservados.