Medicamentos anticoagulantes

Fundo Caixa Verde

Os afinadores do sangue (medicamentos anticoagulantes) impedem a formação de coágulos de sangue em sua nova válvula cardíaca. Medicamentos, alimentos e álcool podem afetar a atuação dos anticoagulantes. Desse modo, entenda muito bem como deve usar esse tipo de medicamento antes de sair do hospital.


Quando você acordar da cirurgia de substituição da válvula cardíaca (por uma válvula mecânica ou biológica), o médico e a equipe de enfermagem falarão sobre os medicamentos anticoagulantes. Esse medicamento é necessário para impedir a formação de coágulos de sangue em sua nova válvula cardíaca biológica ou mecânica. Você provavelmente receberá um anticoagulante por via intravenosa durante a cirurgia. Enquanto se recupera, você começará a tomar anticoagulantes orais. Para manter níveis adequados de anticoagulante, tome o medicamento conforme prescrito e acompanhe sua condição com os exames de sangue programados.

Possíveis complicações

Converse com o médico se você estiver tomando anticoagulantes e apresentar um dos seguintes sintomas:

  • Sangramento em excesso
  • Contusões em excesso
  • Sangue na urina
  • Fezes com sangue ou escuras
  • Sangramentos incomuns no nariz
  • Sangramento na gengiva
  • Gravidez ou tentativa de engravidar
  • Febre ou outras doenças que incluam vômito, diarreia ou infecção

Tome apenas os medicamentos prescritos pelo médico. Os anticoagulantes podem ser afetados por outros medicamentos. Desse modo, sempre consulte o médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer outro medicamento, incluindo produtos vendidos sem prescrição como a aspirina.

Alguns alimentos e a ingestão de álcool também podem afetar o funcionamento do anticoagulante. Desse modo, é importante que você converse com o médico sobre sua dieta. Alguns pacientes talvez tenham que fazer pequenas alterações.

ST. JUDE MEDICAL, o símbolo de nove quadrados e MORE CONTROL. LESS RISK. são marcas registradas e não registradas e marcas de serviço da St. Jude Medical, Inc. e das empresas relacionadas. ©2010 St. Jude Medical, Inc. Todos os direitos reservados.