Mudanças em prol de um estilo de vida saudável

Fundo Caixa Verde

À medida que retomar sua vida depois da cirurgia de válvula cardíaca, fazer mudanças em prol de um estilo de vida saudável pode ter diversos efeitos positivos para sua saúde em geral.


Dicas para ter uma alimentação saudável

Como a cirurgia de substituição ou reparo de válvulas cardíacas não elimina a possibilidade de desenvolver outra doença cardíaca, uma dieta saudável para o coração é um componente importante da vida diária depois da cirurgia. Pense no que você come em uma semana normal. Como deixar sua dieta mais saudável para o coração? Comendo mais frutas frescas, vegetais e grãos inteiros. Isso significa comer menos alimentos processados, como salgadinhos, cereais com açúcar e alimentos enlatados.

  • Trate bem de si mesmo e do seu coração fazendo refeições leves com frango, peixe, grãos e produtos derivados do leite com pouca ou nenhuma gordura
  • Diminua o uso do sal e use pimenta e outros temperos com pouco ou nenhum sódio para dar sabor aos alimentos
  • Aumente sua energia com alimentos ricos em carboidratos complexos como massas feitas de farinha de trigo, batata doce e pães integrais

Tenha em mente que você deve se preocupar não apenas com o que come, mas também com o modo de preparo dos alimentos: grelhar, assar e preparar alimentos no micro-ondas são maneiras que preservam o elevado valor nutricional sem adicionar mais gordura.

Ficou tentado a pular uma refeição? Isso só prejudica, não ajuda. Cinco ou seis refeições pequenas ao longo do dia ajudam a queimar calorias com mais eficiência, mantêm sua energia e regulam seu colesterol.

Para obter mais informações sobre uma dieta saudável para o coração, acesse o site do programa HeartHub for Patients da American Heart Association: hearthub.org.

Bastante repouso

Durma bem e reserve algum tempo durante o dia para descansar, principalmente se você se sentir cansado ao realizar alguma atividade. Ser ativo é importante, mas também é importante deixar o corpo repousar tempo adequado.

Consultas regulares com o médico

Programe consultas de acompanhamento regulares com o cardiologista, mesmo se estiver se sentindo bem. O médico pode dizer que consultas anuais são suficientes, mas ligue para ele sempre que tiver dúvidas ou algum problema cardíaco.

ST. JUDE MEDICAL, o símbolo de nove quadrados e MORE CONTROL. LESS RISK. são marcas registradas e não registradas e marcas de serviço da St. Jude Medical, Inc. e das empresas relacionadas. ©2010 St. Jude Medical, Inc. Todos os direitos reservados.