Matt fala sobre

Como viver com uma válvula mecânica

Assista mais

Preocupações diárias

Fundo Caixa Verde

Além de administrar os medicamentos, praticar exercícios físicos e fazer escolhas para levar um estilo de vida saudável, muitos pacientes que passaram pelos procedimentos de reparo e substituição de válvulas cardíacas têm dúvidas sobre questões diárias, incluindo procedimentos e exames médicos, interações medicamentosas e equipamentos de segurança nos aeroportos.


Exame de ressonância magnética

Se você precisar se submeter a um procedimento de imagem por ressonância magnética, informe o médico que você tem uma válvula cardíaca artificial e mostre seu cartão de identificação, que contém informações importantes sobre como realizar uma ressonância magnética com segurança para sua válvula.

O médico ou técnico de ressonância magnética pode solicitar as seguintes informações:

Testes não clínicos demonstraram que as válvulas cardíacas e os dispositivos de reparo da St. Jude Medical são condicionais para ressonância magnética. Eles podem passar pela varredura com segurança nas seguintes condições:

  • Campo magnético estático de 3 Tesla ou menos
  • Gradiente espacial de 525 Gauss/cm ou menos
  • Média máxima da taxa de absorção específica (SAR) do corpo inteiro de 2,0 W/kg por 15 minutos de varredura

Se você tiver alguma dúvida sobre esse e outros testes de diagnóstico e sobre sua válvula cardíaca, converse com o médico.

Forneça ao médico as informações descritas acima sobre exames de ressonância magnética e sua válvula cardíaca. É recomendado compartilhar a carta a seguir com o médico e a equipe médica:

Revise e imprima as informações de segurança de imagens por ressonância magnética (MRI) [PDF]

Detectores de metal dos aeroportos

A quantidade de metal usada nas válvulas cardíacas mecânicas e no anel das válvulas é muito pequena. Essa quantidade normalmente não é suficiente para acionar os detectores de metal; no entanto, se for, basta mostrar seu cartão de identificação do paciente para a equipe de segurança. Passar por um detector de metal não afeta sua válvula cardíaca.

Verificação da válvula cardíaca

O médico informará com que frequência você deve retornar para as consultas de acompanhamento programadas regularmente. Durante essas consultas, podem ser feitos exames de sangue para monitorar os níveis de medicamento, principalmente os níveis de anticoagulante. Para verificar sua recuperação, o médico também pode solicitar raios X de tórax, ecocardiogramas (ECOs) para verificar o funcionamento da válvula ou eletrocardiogramas (ECGs) para mostrar ritmos cardíacos anormais.

O médico também falará sobre outros fatores que afetam sua saúde durante essas consultas. Siga as instruções e recomendações médicas sobre dieta, exercícios físicos e medicamentos. Nunca falte nas consultas programadas.

Quanto tempo duram as válvulas

As válvulas cardíacas mecânicas são feitas de grafita e revestidas com carbono pirolítico. Os estudos mostram que as válvulas da St. Jude Medical não se desgastam até o fim da vida da pessoa.1 No entanto, se ocorrem problemas com a formação de coágulos de sangue, a válvula talvez tenha que ser substituída.

As válvulas mecânicas são mais duráveis do que as válvulas biológicas, que são feitas de tecido animal. Vários estudos clínicos indicam que as válvulas cardíacas biológicas podem durar de 8 a 20 anos, dependendo de sua posição. Como mostram esses estudos, as válvulas aórticas tendem a durar mais do que as válvulas mitrais. O tempo exato depende do tipo de válvula biológica, da idade do paciente, do estilo de vida, das exigências de medicamento e de outros fatores. Os sintomas de insuficiência da válvula podem ser os mesmos sintomas que você apresentou antes da cirurgia, como falta de ar, vertigem, dor no peito, fadiga e retenção de líquido. Se um ou mais desses sintomas ocorrerem, informe o médico.

1Elizondo DR, Boland ED, Amburs JR, et al. Mechanical cardiac valve prostheses: wear characteristics and magnitudes in three bileaflet valves. J Heart Valve Dis. 1996;5(Suppl.I): S115-S123.

ST. JUDE MEDICAL, o símbolo de nove quadrados e MORE CONTROL. LESS RISK. são marcas registradas e não registradas e marcas de serviço da St. Jude Medical, Inc. e das empresas relacionadas. ©2010 St. Jude Medical, Inc. Todos os direitos reservados.